terça-feira, 17 de maio de 2011


A Criação do Mundo segundo o Povo Yoruba

O povo Yoruba e a criação do mundo


Quando “Olorun” decidiu criar a terra, chamou “Obatala” ( O Rei do Pano Branco), entregou-lhe o “Apo iwa” (bolsa da existência) e deu-lhe instruções necessárias para a realização da magna tarefe... E mandou que ele fosse criar o mundo. “Obatala” então chamou os outros “orisa” para irem com ele. “Oduduwa” disse que antes de viajar tinha que dar uma obrigação. Todos os “orisa” partiram e “Oduduwa” ficou. No caminho “Obatala” encontrou “Esu”. Este. o grande controlador e transportador de sacrifícios que domina os caminhos. “Esu” lembrou que “Obatala” tinha esquecido de dar obrigações antes de viajar. “Obatala” não ligou e seguiu viagem... E foi assim que “Esu” sentenciou que nada do ele se propunha a fazer seria realizado. Mais adiante “Obatala” sentiu sede mas não parou... Passou por um rio, mas não parou. Passou por uma aldeia onde lhe ofereceram leite, mas ele não aceitou. A sede foi ficando insuportável. De repente “Obatala” viu “igi ope”. Sem conseguir se conter diante da sede, abriu o tronco da palmeira com seu “opa soro” (cajado). E bebeu o vinho da palma... até desmaiar. Enquanto isso “Oduduwa” foi consultar “Ifa”. E fez sua obrigações, conforme o jogo do “Babalawo”.
Levou para o “Babalawo” cinco galinhas, das que têm cinco dedos em cada pé, cinco pombos, um camaleão, dois mil elos de corrente e todos elementos que acompanham o sacrifício. Seu apanhou estes últimos e uma pena da cabeça de cada ave e devolveu a “Oduduwa” a as corrente, as aves e o camaleão vivos.
A última coisa que “Oduduwa” tinha que fazer era levar uma oferenda a “Olorun”. Quando “Olorun” viu “Oduduwa” ficou zangado, dizendo que tinha dado ordens para que todos os “orisa” acompanhassem “Obatala”. “Oduduwa” explicou que estava seguindo ordens de “Ifa”. “Olorun” então aceitou a oferenda. Neste momento “Olorun” lembrou que tinha esquecido de colocar no “Apo Iwa” ( bolsa da existência) um pequeno saco contendo terra, um dos ingredientes necessários para a criação do mundo. Pediu então a “Oduduwa” que levasse o saco e entregasse a “Obatala”. “Oduduwa” viajou... E, encontrou “Obatala” ainda desmaiado, na beira do caminho, com os outros “orisa” à sua volta sem saber o que fazer. “Oduduwa” tentou acordar “Obatala” mas não conseguiu. “Oduduwa”, então. Pegou o saco de terra de volta para “Olorun”. “Olorun” ouviu toda a história e.... Decidiu entregar o saco a “Oduduwa”, com terra, num saco ou concha de igbin ( caracol) uma galinha e um dendezeiro ( palmeira) . “Oduduwa” pegou o saco, foi até o lugar determinado por “Olorun” e criou a terra. “Oduduwa” lançou a terra sobre a água, e nela colocou a palmeira e enviou “Eyele”, a pomba, para esparramá-la. “Eyele” trabalhou muito tempo. Para apressar a tarefa, “Oduduwa” enviou as cinco galinhas de cinco dedos em cada pé. Estas removeram e espalharam a terra imediatamente em todas as direções, à direita, à esquerda e ao centro, a perder de vista. Elas continuaram durante algum tempo. “Oduduwa” quis saber se a terra estava firme. Enviou o camaleão que, com muita precaução, colocou primeiro uma papa, tateando, apoiando-se sobre esta pata, colocando a outra e assim sucessivamente até que sentiu a terra firme sob suas patas.

“Ole” ? “Kole” ?
Ela está firme ? Ela não está firme ?

Quando o camaleão pisou por todos os lados, “Oduduwa” tentou por sua vez. “Oduduwa” foi o primeiro orisa a pisar na terra.

Neste meio tempo “Obatala” acordou e vendo-se só sem o “apo iwa”, retornou a “Olorun”, lamentando-se de ter sido despojado do “apo”.
“Olorun” tentou apaziguá-lo e em compensação transmitiu-lhe o saber profundo e o poder que lhe permita criar todos os tipos de seres que iriam povoar a terra.




Texto adaptado por Adomair O Ogunbiyi

Fontes: . Os nago e a morte – Juana E. dos Santos
. Odo Ya ! - ISER
. Orixás – P.F. Veger
. Agô Agô lonan – M. de Lourdes Siqueira
. Yoruba: Tradição Oral e História – Olumuyiwa
Anthony Adekoya
. A Enxada e a Lança – Alberto da Costa e Silva

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